Quem deve pagar pela roupa das crianças: noivos ou pais? | Casa Mentos

Quem deve pagar pela roupa das crianças: noivos ou pais?

04.10.2016

Você vai saber do que estamos falando com toda certeza!! Sabe quando você vê uma cena tão fofa e tão, mas TÃO, doce que tudo que você consegue fazer é inclinar a cabeça para o lado e dizer “awwwwwww”?!

quem-paga-a-roupa-das-daminhas-e-pajens

Foto: Pierre Moreira

Todas nós já passamos por isso e, acredite, toda cerimônia de casamento tem, pelo menos, um momento “awwww”.Como nosso bate-papo de hoje é sobre daminhas e pajens, o momento fica para eles, é claro!!

Eles trazem aquela graciosidade imensa para a cerimônia. As mães choram, os noivos se emocionam e todo mundo acaba se curvando para aquela graça usando um mini-vestido ou um mini-terno.


Mas precisamos voltar um pouco a fita e apertar o play – meses antes dessa cena – para fazer a pergunta que não quer calar: quem paga pela roupa das daminhas e dos pajens para a cerimônia de casamento?!

O assunto pode parecer meio delicado, mas não precisa ser!

quem-paga-a-roupa-das-daminhas-e-pajens

Foto: Pierre Moreira

Muita gente acha que os noivos, que fizeram o convite, devem arcar com as despesas (seja a compra ou aluguel) das roupinhas das crianças. A vantagem dessa modalidade é que os noivos podem ter mais liberdade quanto a acessórios ou modelos. Afinal, eles sabem melhor do que ninguém sobre suas próprias expectativas e o quanto podem gastar.

Mas isso está longe de ser obrigatório!

Muita gente também acha que o convite é uma forma de presentear os noivos e que, sendo um presente, os pais irão se responsabilizar na hora de alugar/comprar as roupas e deixar a criança ainda mais fofa na hora da cerimônia.

Mas adivinha?! Isso também está longe de ser obrigatório!

quem-paga-a-roupa-das-daminhas-e-pajens

Foto: Raoní Aguiar

Qual é a resposta, então?!

O ideal é que noivos e responsáveis pelas crianças conversem! Simples assim. Já não existem tantas regras como antigamente, mesmo que algumas tradições se mantenham firmes. O mundo vem mudando e as pessoas também. Melhor solução, então? Conversar.

Pode ser que os noivos façam questão de pagar por tudo e que as roupinhas já estejam no orçamento. Mas pode ser que os pais queiram presentear os noivos dessa forma. Também pode ser que os pais não estejam tão bem financeiramente, mas topem pagar por algo simples ou, que por conta dessa dificuldade de grana, fiquem sem graça de expor a dificuldade em assumir mais essa despesa e se embaralhem mais ainda. Situação apertada, não?!

quem-paga-a-roupa-das-daminhas-e-pajens

Foto: Pierre Moreira

A gente acredita que, se os noivos escolheram certas crianças para fazer parte de um momento tão ímpar em suas vidas é porque tanto os pequenos, quanto suas famílias tem uma representatividade grande na vida do casal. Então, pessoal, façam  valer seus papéis de amigos ou familiares para expor o cenário e chegar na melhor configuração pra todo mundo. 

Quem sabe os custos não são divididos?! As possibilidades são muitas e, por isso, voltamos a bater na tecla: conversem!


Mas, aos noivos, um conselho: tentem ser objetivos e diretos quanto as expectativas e sobre o desejo que se tem em mente. Se vocês procuram um estilo TAL, indique as lojas aos pais. Será mais simples e com menos chances de erros.

Aos pais, outro conselho: crianças são crianças. Elas têm vontade própria e podem não se sentir tão confortáveis em roupas tão diferentes. A ideia é animar as crianças sobre a cerimônia e entusiasmá-las. Assim os preparativos vão ficar mais divertidos!

quem-paga-a-roupa-das-daminhas-e-pajens

Foto: Pierre Moreira

Quem serão suas daminhas e pajens? Sobrinhos, afilhados, os filhos de amigos muito queridos? Conte para a gente!