quantidade-ideal-de-doces-para-o-casamento | Casa Mentos

Como calcular a quantidade de doces para meu casamento?

19.07.2016

quantidade-de-doces-para-o-casamento

Foto: Robson Freire

As formiguinhas de plantão vão amar esse post! Hoje vamos falar sobre como calcular a quantidade de doces para seu casamento, mas as dicas vão valer também para qualquer evento e festa que sua imaginação começar a elaborar!

A mesa de doces sempre enche os olhos dos convidados, mesmo entre aqueles que não ligam lá muito para isso. A decoração e a variedade sempre chama a atenção, não tem jeito! Por isso que, investir nesta mesa, é quase garantir comentários felizes e muita gente satisfeita.

Mas vamos ao que todo mundo está esperando: como calcular a quantidade de doces para sua festa? Que pergunta! Bom, mas vamos lá: assim como falamos no post sobre como calcular a quantidade de bebidas (o quê, não leu?! Só clicar), calcular a quantidade vai depender sempre de alguns detalhes.

Por exemplo: Que tipo de buffet será servido? Seja almoço, jantar ou quitutes, na maioria das vezes, as pessoas ficam super satisfeitas e, em grandes casos, acabam rejeitando outras opções mais pro final da festa. O que vem daí? Desperdício. E isso não é legal, né?

Antes de fechar uma quantidade, leve em consideração também se sua festa já vai oferecer sobremesa depois da refeição principal. Se você balançou a cabeça aí confirmando, vale a pena diminuir o número de doces por convidados.

O principal fator, no entanto, está na sua lista de convidados. Em geral, homens tendem a comer menos doces do que mulheres. E as crianças tendem a comer ainda menos doces que os homens. Tem exceção? Claro que tem, sempre tem! E vale a pena, sim, trabalhar nestes casos de “pessoas que ficam namorando a mesa de doces” o tempo todo. rs!

Então vamos lá!

 

– QUANTIDADE –

 

O ideal, como manda o figurino, é separar mais ou menos entre 5 a 7doces para cada convidado, quando não temos sobremesa. Mas vale a pena entrar em detalhes aqui: não são oito doces de cada tipo para cada convidado, não, ok? São entre cinco e oito no total. Em caso de sobremesa, essa conta pode cair para 3 doces por convidado.

quantidade-ideal-de-doces-para-o-casamento

Foto: Robson Freire

Em caso de doces maiores, como cupcakes e bem-casados, o valor pode mudar. Para cupcakes e bem-casados pequenos, procure calcular, em média, dois por convidado – sendo dois para crianças (que AMAM esses doces) e mulheres, e um para os homens.

Ah, um parêntese: sempre há quem goste de levar um docinho para aproveitar em casa. Vai depender dos donos da festa colocarem uma quantidade extra para suprir essa demanda. Afinal, se tiver uma sacolinha pra viagem, a mesa de doces se esgota em poucos minutos.

quantidade-ideal-de-doces-para-o-casamento

Foto: Jackson Araújo

 

– SABORES –

 

Agora sobre sabores! Como escolher os sabores de doces para sua festa? Dica: Calcule a variedade de sabores em relação ao total de doces:

** Para 500 unidades de doces, escolher 5 sabores diferentes.

** Para 1000 unidades de doces, escolher entre 7 e 8 sabores diferentes.

** Para 2000 unidades de doces, escolher entre 8 a 12 sabores diferentes e assim por diante.

O mais indicado é sempre dividir entre os mais tradicionais e alguns mais elaborados. Procure pensar assim: do total de sabores a ser encomendado, reserve metade para os sabores mais tradicionais e a outra metade para doces com sabores mais complexos ou sofisticados, como nozes e pistache.

quantidade-ideal-de-doces-para-o-casamento

Foto: IsoFotografia

IMPORTANTE 1: É importante equilibrar o tamanho da mesa disponível, com a quantidade de suportes e total de doces. Imagine uma festa para poucos convidados (logo, poucos doces) e uma mesa super gigante. A decoração ficará comprometida, com muito espaço vazio e se você não é fã dessa configuração, reduza o tamanho da mesa (ou aumente a quantidade de doces).

IMPORTANTE 2: Outro ponto muito importante para definir quantidade de doces e sabores é o orçamento. Vale mais a pena equilibrar os custos entre as despesas com outras partes da festa do que investir tudo em uma única mesa.

Aqui na Casa Mentos, facilitamos a sua vida e já calculamos as quantidades e variedades de doces e chocolates necessários, em relação ao número de convidados da sua festa.

Ah! Antes da festa começar, sempre fazemos a “caixinha de doces dos noivos” ou “a caixinha de doces da debutante“. Caso seus convidados devorem a mesa, os seus já estarão garantidos. 😉