Seleção de músicas para cerimônia de casamento | Casa Mentos

Músicas para cerimônia: quais escolher para seu casamento?

13.10.2016

Chega mais que a gente te dá várias dicas pra escolher a melhores músicas para cerimônia do seu casamento. 😉


A música é o que vai dar o tom do casamento. A escolha de canções que façam parte da história do casal é essencial para tornar os momentos ainda mais marcantes. Além disso, uma música especial envolve mais os noivos e os convidados nos acontecimentos, dá um toque mais pessoal na cerimônia e põe o povo pra chorar de uma forma linda.

Talvez por isso, diversos casais achem essa parte – a de selecionar as canções – tão difícil. Então, bora tentar te ajudar a escolher as músicas para cerimônia do seu casamento, seja a cerimônia na Igreja ou não.


Instituições religiosas – o que é permitido?

Os casais que optarem por casar na igreja católica, possível e provavelmente, estarão restritos à uma lista de músicas já impostas pela instituição, privilegiando músicas sacras, clássicas e eruditas. Podemos incluir nesse hall, compositores como Bach, Cesar Frank, Mozart (mas nada de óperas, ok?!), Chopin, Beethoven.

Músicas populares incluindo: temas de filmes e novelas, MPB, pop e qualquer outro estilo que não se enquadre no citado acima estão proibidas pelo igreja católica. Verifique com a igreja com antecedência, tá!?

Muito possivelmente, as demais religiões também tem algumas restrições musicais que deverão sempre ser verificadas pelos noivos, antes da decisão final. É fundamental respeitar cada uma dessas comunidades.

No Spotify da Casa Mentos tem uma playlist recheada de ideias pra vocês.

Dá cá uma olhada:


Vou casar na casa de festas. Está tudo liberado?!

Mas se vocês vão casar na casa de festas ou sítios, está tudo liberado (sempre com sensatez e bom gosto, né gente?!). E dito isso, vamos às dicas para casamentos nestes locais “menos formais”:

1. Escolha músicas para cerimônia que tenham a ver com o casal, que façam parte da história de vocês. Isso vai tornar o momento ainda mais emocionante;

2. Hoje em dias os casais têm buscado opções de músicas atuais para personalizar o casamento. Use a tecnologia a seu favor. Busque pela internet canções atuais que lhe agradem e que toquem seu coração. Mas atenção!! Cuidado para daqui 10 anos não se arrepender da escolha. 😉

3. Fique alerta em relação às letras. Evite músicas com aquela melodia que você acha linda, mas com a letra triste. Você não quer um momento baixo astral, né?! Então, ao escolher sua música preferida, tenha certeza que a letra é adequada para a situação;

4. Leve em consideração o estilo do casamento. Casamentos mais tradicionais e em igrejas pedem músicas mais eruditas, quem sabe até tocada por uma orquestra. Para casamentos mais modernos é possível inovar nas músicas e incluir na banda instrumentos nada convencionais como bandolim, ukulele e até uma bateria, quem sabe?;

5. Garanta a qualidade do som. Se você preferir não contratar uma banda ou orquestra, tenha certeza que o som vai funcionar sem chiados e sem problemas. Por isso contrate um bom fornecedor de sonorização e um DJ competente.

6. Fica mais fácil definir as músicas se você separar a cerimônia em momentos (lembrando que, tradicionalmente, são esses os momentos)

:: Entrada dos padrinhos, pais e noivo
:: Entrada da noiva
:: Entrada das alianças
:: Benção das alianças
:: Assinatura
:: Cumprimentos finais
:: Saída dos noivos

E claro que também vai rolar seleção de músicas no Spotify.

Claro que aqui são algumas sugestões nossas. Mas aqui, vocês conseguem ter um zilhão de novas ideias.


Músicas para cerimônia e a parcimônia:

É importante também manter uma unidade entre as músicas escolhidas para não ficar uma confusão muito grande de ritmos. Por exemplo, não tem nada a ver misturar música clássica com Rihanna e Balão Mágico, né?! Essa mistura de ritmos é muito mais adequada para a festa, onde o DJ coloca a pista para ferver.

músicas para cerimônia

Foto: Pierre Moreira

Agora conta aí para a gente! Qual será a trilha sonora do seu casamento?


CASA MENTOS

casa de festas, de momentos e de amor