Manual de etiqueta dos padrinhos – Casa MentosCasa Mentos

Manual de etiqueta dos padrinhos

18.08.2016

Madrinha e padrinho de casamento não é só ser aquela pessoa com um destaque no altar ao lado dos noivos não. A função vai além de abençoar a união do casal.
Então, antes de aceitar ou pedir (hum… =/) para ser madrinha ou padrinho de uma amiga ou amigo, dá uma olhada nesse manual de etiqueta que a Casa Mentos está dando para vocês. É muita responsa, minha gente!

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Raoní Aguiar


Pedir para ser madrinha? Nunca!

Tem sempre aquela pessoa que diz quando descobre que a amiga vai casar: “Quero ser madrinha, hein!”. Não há nada mais constrangedor para os noivos. Quem já casou sabe como é difícil escolher quem vai estar no altar com o casal. E não é porque você não foi chamado para apadrinhar que você não é igualmente especial para o noivo ou para a noiva.


Aceitar por educação? Jamais!

A honra de ser madrinha ou padrinho é enorme, mas sabemos também que é uma responsabilidade. Se, por algum motivo – trabalho, viagem, etc -, você acha ou já sabe que não vai poder estar disponível nas datas dos eventos em torno do casamento, pense duas vezes antes de aceitar. E claro, explique o motivo. Não é falta de amor pelos noivos, mas impossibilidade de abraçar esse compromisso tão importante na vida deles!

E se o motivo for falta de grana para o presente ou para montar o look do casamento, esse é um motivo justo, mas delicadeza na hora de se explicar é tudo.

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Thrall Photography


 

O presente

Se convencionou que os padrinhos sempre capricham no presente de casamento. O melhor a dar é de acordo com as suas possibilidades financeiras. Veja a lista dos noivos e escolha o que cabe no seu orçamento. Afinal, o casal não te escolheu para ganhar bons presentes, mas pelo que você representa para eles!


Seu par no altar

Tem algumas questões relacionadas a isso.

  1. Se seu par no altar não é seu marido ou namorado e você se incomoda, explique que é uma honra o convite, mas decline explicando que ficaria mais confortável em participar da cerimônia e da festa como convidada, ao lado de seu companheiro. Mas sem drama para não parecer que está pedindo para ele ser padrinho também.
  2. Se seu par não é seu companheiro, esforce-se para conhecer a pessoa que vai estar ao seu lado antes do casamento e decida com ele se vão dividir o presente ou se comprarão cada um o seu. É legal mostrar esse interesse entrosamento entre o grupo de padrinhos e madrinhas.

Pontualidade

Madrinha e padrinho não chegam atrasados, mesmo que a noiva demore e você saiba disso!

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Raoní Aguiar


Mantenha a compostura

Durante o casamento, madrinhas e padrinhos participam de muitas fotos e momentos marcantes. Então vale ter atenção na quantidade de bebida que ingere para não perder a linha na hora errada. Agora, se as fotos foram no estilo first look (não sabe o que é first look? Veja aqui.) e forem feitas antes da cerimônia e da festa, pode ficar mais tranquila em relação a isso. Mas sem pagar mico, hein!


 

Participação

Ainda sobre a grande aparição dos padrinhos em fotos e participação em determinados momentos relevantes, é de extrema importância que vocês estejam disponíveis para os noivos. Se é hora de tirar foto, seja paciente e espere a sua vez. Não suma. Não disperse. Não faça pouco caso. Quanto mais acessível você tiver para aquele momento, mais rápido acabamos com os protocolos e mais rápido todos serão liberados para curtir a festa até o fim.

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Raoní Aguiar


Modelitos

Se a noiva escolheu cor e modelo de roupa para madrinhas e padrinhos, respeite a escolha dela. Senão, procure a noiva com tempo antes do casamento para informá-la do que você pretende vestir.
E neste último caso, se por acaso houver outra madrinha com mesma cor, tentem resolver esse conflito entre si. Favor não envolver a noiva nisso.

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Enviada pela noiva

 


Divirta-se

E por fim: Padrinhos, divirtam-se! Estejam ao lado dos noivos dançando, bebendo, comendo. Aproveite cada momento. Faça com que eles, realmente, sintam ter valido a pena todo esse investimento e planejamento. A festa é pra vocês (e demais convidados, claro!).

Como-padrinhos-de-casamento-devem-se-comportar

Foto: Agora dela casamentos