COMO ESCOLHER O MELHOR DJ PARA SUA FESTA? | Casa Mentos

COMO ESCOLHER O MELHOR DJ PARA SUA FESTA?

27.09.2016

Não é novidade pra ninguém que uma boa festa se sustenta por 3 pilares:

** EXCELENTE SERVIÇO DE BUFFET
** UMA BELA DECORAÇÃO
** PISTA DE DANÇA AGITADA.

pista-de-danca

Foto: Pierre Moreira

E como o assunto de hoje é a pista de dança, é bom frisar que não dá para cogitar uma festa (por mais simples) sem música!

Se a sua opção é contratar um DJ para ser a atração principal, se liga aqui:



A primeira coisa que se deve ter em mente é que o DJ não é uma pessoa com um pen-drive/computador cheio de música. Quer dizer, ele até tem muitas músicas arquivadas, mas o mais importante: ele sabe quando usá-las. E isso faz muuuuita diferença!

– Busque referências –

Uma dica de um bom profissional vale ouro! Não deixe de pedir recomendação para os amigos, buscar informações nas redes sociais e em blogs especializados, por exemplo.

 – Conheça-o pessoalmente –

Conte detalhes de vocês, como se conheceram, o que priorizam no casamento….conversem. Certifique-se de que vocês se identificaram e que ele captou o espírito do evento de vocês.

– Mas não deixe para a última hora –

Uma dica que sempre damos é: “profissionais do dia”, ou seja, aqueles que só fazem um evento por dia e precisam estar presentes no seu casamento/aniversario, devem ser contratados com prioridade.

– Leiam o contrato –

E tirem qualquer dúvidas que surgirem, principalmente quanto à hora extra, deslocamento, alimentação, estrutura necessária…

pista de dança em casamento e 15 anos

Foto: Thrall Photography


Outras dicas na hora de contratar um DJ para sua festa:

Muito possivelmente, o DJ marcará uma reunião para que possam estabelecer expectativas em relação ao que será tocada no dia da sua festa.

Assim como qualquer outro profissional, o DJ precisa ser assessorado, de forma que todos os envolvidos estejam alinhados entre si e com os noivos/aniversariante. Para uma festa inesquecível que faça todo mundo dançar e se divertir muito, você precisará dar mais algumas coordenadas iniciais para o DJ.

– TIPO DE COMEMORAÇÃO –

Será uma festa de 15 anos ou de 80? É uma festa de casamento ou bodas de prata? É uma comemoração do término da faculdade ou o primeiro ano de vida do seu filho?

Essa resposta ajudará na resposta do próximo questionamento:

– CONVIDADOS- 

É muito importante que ele saiba qual é o perfil dos seus convidados para que ele possa fazer uma seleção de músicas que irá agradar a todos (ou, pelo menos, a maioria!), além de evitar possíveis furos ou constrangimentos.

– NÚMERO DE PESSOAS –

É bom para o DJ saber quantas pessoas estão previstas para sua festa. Assim ele poderá selecionar um setlist que agite uma multidão (no caso de muitos convidados) ou que seja agradável para quem quer ouvir música e conversar, ao mesmo tempo (no caso de poucos convidados).

– ESPAÇO- 

O DJ deve ser informado sobre o espaço do salão de festas. Assim ele poderá ter mais noção não apenas sobre a quantidade, mas também sobre as especificações dos equipamentos que deverá levar para que o som se espalhe com facilidade.

O normal é que ele solicite uma VT (visita técnica) para fazer esse reconhecimento do ambiente.

– ILUMINAÇÃO – 

É fundamental ter um projeto de iluminação para a pista de dança. Se queremos uma clima de balada sem igual, música e luz precisam caminhar juntas.

– GOSTO PESSOAL – 

Costumamos dizer que a festa é dos noivos/aniversariante, para os convidados. Dessa forma, seus esforços precisam ser extremos para que seus amigos e familiares se sintam prestigiados e especiais no seu evento.
Mas também não podemos esquecer que a festa é sua e você deve se divertir tanto quanto eles.

Por isso, preocupe-se em sugerir ao DJ um setlist dinâmico e eclético. Certeza que um bom DJ saberá dosar os estilos de forma espetacular.

– ATRAÇÕES EXTRA – 

Haverá alguma outra atração musical? O que eles tocarão? Por quanto tempo? DJ e atração precisam trocar figurinha? Troque os contatos deles e certifique-se de que essa comunicação aconteceu. Lembre-se: alinhamento e troca de informação são fundamentais.

pista de dança em casamento e 15 anos


DICAS DO DJ:

1.  Noivos e aniversariantes: NÃO SAIAM DA PISTA DE DANÇA!
Os convidados querem estar aonde vocês estiverem. E se for na pista de dança, perfeito.

2. Uma dica que costuma dar certo é: peça aos amigos mais próximos que escolham uma música para tocar no dia (e não deixe de garantir que ela condiz com o estilo de repertório escolhido). Na hora que escutarem suas músicas sugeridas, vão se acabar na pista, além de se sentirem mega queridos e homenageados. Isso costuma funcionar para não deixar a pista vazia.

3. Combine com aquele seu amigo dançarino e despachado, de puxar a galera com várias coreografias fáceis de copiar. O pessoal adora essa interação.

4. Surpreenda seus amigos e planeje surpresas na pista de dança (Quer dicar?! Temos várias.).

pista de dança em casamento e 15 anos


P.S.: Aqui na Casa Mentos, como a sua comodidade está garantida e nós já resolvemos grande parte dos serviços para vocês, procedemos da seguinte forma em relação ao DJ:

Enviamos um formulário bem detalhado aos noivos ou aniversariante, de forma que vocês possam incluir ali todas as informações necessárias ao DJ e sempre pedimos que listem, pelo menos, umas 10 ou 20 músicas que não podem faltar. 

Dessa forma, o DJ consegue captar direitinho o estilo de comemoração que vocês estão esperando. 

E claro, nós estaremos ali, sendo os seus olhos e boca, pra comunicarmos – a ele – as alterações ou qualquer necessidade antes ou durante a festa. 😉


pista de dança em casamento e 15 anos

E aí, quais são as músicas que não devem ficar de fora na sua festa? Conta pra gente!