Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china | Casa Mentos

COMPRAR VESTIDO DE NOIVA NA CHINA É CONFIÁVEL?

16.06.2016

Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china

Nunca fazer compras na China e mudar o guarda-roupa foi tão fácil, não é mesmo?! Mas, se você está por fora, se liga aqui:

eBayAliExpress e DHGate são sites internacionais (mas com versão em português) que abrigam vários vendedores que comercializam os mais diferentes produtos – e é sério, os mais diferentes mesmo. É para qualquer pessoa louca por compras pirar de vez!

Esses sites que falamos são formados por pessoas ou lojistas, que abrem uma conta e vendem praticamente para o mundo inteiro coisas como relógios, pulseiras, livros, camisetas, eletrônicos e, claro, nosso foco principal aqui: vestidos de noiva!

Sim, é mais ou menos como funcionam a OLX e o Mercado Livre, mas com uma diferença: os vendedores chineses são bem mais baratos e todo mundo sabe disso. A diferença de valores entre os produtos vendidos por eles e os vendidos aqui no Brasil é tão alta que os chineses atraem muitos e muitos compradores (e viram até tema de postagem)!

Já o site Milanoo, também chinês, tem sua marca e modelos próprios. Atualmente, se encontra entre o queridinho das noivas nos quesitos atendimento, pontualidade, acabamento, qualidade e preço.

Mas aí vem aquela pergunta: comprar vestido de noiva na China é confiável?

Para fazer uma compra de sucesso e espalhar para todas as amigas depois, é importante estar atenta a alguns detalhes que iremos colocar aqui. Vamos lá!

 

  1. – Cuidado com os tamanhos dos vestidos – 

 

O principal é: os corpos das mulheres brasileiras são diferentes dos corpos das mulheres asiáticas. Não compre o M ou número 38 chinês achando que vai cair super bem em você, pois não é bem assim, pelo contrário: vai ter uma grande chance de ficar curto ou apertado.

Os Chineses, felizmente, pensam em tudo e já se prepararam para compradores de outros continentes. A grande maioria dos anúncios contam com uma tabela com todas as medidas (em português e em centímetros, olha, que luxo!) para você saber qual tamanho do vestido irá comprar.

 

Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china

Caso a sua medida exata não esteja nessa tabela, não se apavore. Compre 1 ou 2 medidas acima e, quando o produto chegar pra você, é só mandar ajustar.

Outra opção que alguns sites ofecerem é “faça sob medida”. E aí, nesse caso, uma nova janela se abre com um formulário, solicitando todas as suas medidas. E isso é maravilhoso.  Mas não se esqueça: não se meça sozinha. Peça ajude de alguém (se puder ser um profissional, melhor ainda). Ah sim! Esse serviço tem um valor extra, mas bem pequenino.

 

Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china

 

  1. – Fique de olho nos prazos – 

 

Se às vezes ficamos ansiosas esperando um produto comprado dentro do Brasil chegar, imagina um vestido de noiva vindo da China?! Pois é, a maioria das entregas vai levar aí mais ou menos entre um mês e quarenta dias para chegar. A maior parte dos anúncios (em português) são transparentes e vão te alertar sobre isso.

 

Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china

Então nada de deixar para comprá-lo na China em cima da hora. Compre com mais folga que o habitual. Lembre-se que provavelmente você irá querer lavar ou fazer algum ajuste antes do casamento e isso, também, demandará tempo!

 

  1. – Quer entrar em contato? – 

 

Se o prazo estourou ou se você quer ficar mais tranquila e perguntar alguma coisa, entre em contato com eles! Não é preciso falar chinês, pois eles se comunicam bem em inglês.

E mesmo que você não fale inglês, não entre em pânico. Um, pois o Google Tradutor está aí para isso e bastam palavras básicas para eles entenderem o que você quer 😉 E dois, pois alguns sites já se prepararam para os problemas mais comuns e facilitam a comunicação apenas selecionando opções, ao invés de ter que escrever tudo em um formulário.

 

  1. – Como é feito o pagamento? – 

 

A gente ouve falar tanto de cartões clonados e dados roubados que às vezes fica até meio assim de cair em uma dessas aventuras, né? Mas os sites citados (eBay, AliExpress e DHGate), que servem de intermediários entre você e o vendedor, são bastante confiáveis. O Milanoo também se enquadra nessa categoria de credibilidade.

Além disso, você pode escolher pagar com seu cartão (precisa ser um cartão de crédito internacional e em alguns casos, não é possível parcelar a compra), ou através do PayPal (uma plataforma de pagamento supersegura) e até através de boleto bancário! Pois é, o que eles podem facilitar, eles facilitam 🙂 Mas aí vai a dica: a aprovação e o envio da sua encomenda é muito mais rápida quando você paga com cartão.

Não se esqueça dos encargos tributários: todo produto que for comprado fora do território nacional é passível de pagamento de taxas de importação. Nesse artigo, é possível entender como são calculados esses tributos e como você pode prever o valor total da sua compra.

 

  1. – Garantias – 

 

A maior parte dos sites oferecem reembolso caso você não receba o produto ou, então, um novo envio. Outra vantagem é que, caso aconteça incompatibilidade entre o vestido que você viu e aquele que recebeu, eles também devolvem parte do valor.

Mas, claro, sempre vale a pena ler tudo direitinho para que não aconteça qualquer problema de comunicação ou expectativa, ok?

 

  1. – O vestido chegou!! – 

 

Quem já está habituado a fazer compras pela internet sabe que toda compra gera um “número de rastreio”. E é com esse número que você entra nos sites dos correios pra ir acompanhando o trajeto da compra.

No cargo “noiva”, é bem possível que você atualize o site dos correios 2 vezes ao dia….oO rs!!

Como-comprar-vestido-de-noiva-na-china

Quando ele chegar nos correios do seu bairro, você receberá uma cartinha/telegrama, avisando sobre a chegada, com informações sobre taxa (R$) e orientações sobre a recolha. Porém, se já estiver acompanhando pelo site mesmo, é só ir até a agência pra pagar os tributos e retirar a mercadoria.

p.s.: Caso você não possa ir até o local da retirada, basta pedir para alguém levar a seguinte documentação e retirá-lo pra você:

** carta escrita e assinada à punho pelo comprados

** RG e CEP de quem vai retirar

** RG e CEP do comprador

** cartinha enviada pelos correios

** Taxa da alfândega (caso você tenha sido taxada)

 

  1. – Tenha um plano B – 

 

Mas talvez a dica mais importante seja esta: tenha um Plano B. Embora existam vários cases de sucesso em compras feitas na China através dos sites que citamos, ainda vale ter um Às na manga para qualquer eventualidade. Afinal, não dá para brincar quando o assunto é o traje do casório, né não?

Agora é só abraçar nossas dicas e correr para escolher seu vestido de noiva! 😉