CERIMÔNIA DE CASAMENTO AO AR LIVRE | Casa Mentos

CERIMÔNIA DE CASAMENTO AO AR LIVRE: 5 QUESTÕES BÁSICAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA.

07.06.2016

Para muitos, quando o assunto é cerimônia de casamento ao ar livre, os olhinhos brilham.

FOTO 1

Foto em Casa Mentos: IsoFotografia

Mas precisamos ser realistas e ver que algumas coisas devem ser levadas em conta quando se está decidindo qual será o ambiente da celebração. 

PRIMEIRA QUESTÃO que você, com certeza, pensou aí é o que todo mundo deve pensar quando o assunto é casamento a céu aberto: sim, a chuva! Ainda que, hoje em dia, o clima e as estações do ano estejam muito loucas, alguns meses são certeiros para esta visita necessária mas que, de vez em quando, é super indesejada, né? Então o segredo está na prevenção e planejamento!

Além de ficar de olho nas previsões para cada mês (confira previsões aquiaqui ou aqui), a dica é também investir em proteção dos pés a cabeça: toldos são fundamentais pra que seu casamento aconteça de forma tranquila e seca. E sem deixar de ser lindo (sim, pois conseguimos fazer decorações divinas nessas estruturas). Invista sempre na opção “cristal”. São bem mais charmosos.

FOTO 2

Foto: Cetim e Menta e Pêssego

Contratou uma orquestra pra tocar durante o cortejo?! Dependendo da situação climática será exigido um tablado e um espaço coberto para tocarem. Se essas exigências não forem atendidas em dias chuvosos (ou com ameças de chuva), muito possivelmente, ficarão sem música. Ah! Em geral, essas obrigações vêm em contrato. Não deixem de tirar todas as dúvidas.

Dê asas a sua imaginação: já pensou que charme vários guarda-chuvas personalizados para as pessoas usarem ao saírem do carro ou durante a celebração? Ah sim! Providencie uma equipe de recepção proativa e bem treinada para ajudar seus convidados nesses dias molhados.

FOTO 3

Foto: Google

Não se esqueça do chão. Se for necessário, instale materiais antiderrapantes!

E já que falamos em pés, fique atento em relação ao terreno na hora de escolher o espaço do seu evento: ele deve estar bem cuidado, firme e, principalmente, plano.

Não menospreze um terreno gramado e molhado. Salto fino na grama ensopada afunda, ok!? Portanto, nesses casos, um piso regular evita pequenos acidentes como tropeções e torções!

Tenha sempre um plano B e um local coberto para abrigar seu ritual em casos extremos. A chuva ou a ventania podem ser fortes o suficientes para por uma programação inteira abaixo.

FOTO 4

Foto em Casa Mentos: Jackson Araújo

Mas o papel de vilã da novela das oito não vai ficar só para a chuva, não! Dependendo do mês escolhido para seu casamento, o sol forte do Rio de Janeiro pode ser um fator negativo. Essa é a SEGUNDA QUESTÃO que deve ser levada em conta para cerimônia de casamentos ao ar livre.

Não deixe de pensar em trajes adequados para sugerir aos convidados; no horário de início da cerimônia e em mimos para gerar um pouco mais de conforto nesse momento. Enquanto a noiva se arruma linda e bela no ar condicionado, a galera do fundão estará te aguardando num suadouro danado.

Está calor? Disponha de água (com gás, sem gás, aromatizada etc), sombrinhas, leques, entre várias outras coisinhas que possam ajudar a dar uma aliviada na temperatura durante a cerimônia.

FOTO 5

Foto em Casa Mentos: Raoní Aguiar

Para levar em consideração: flores e maquiagens costumam não duram muito no sol a pino, einh?!

Mas se, ao contrário, estiver aquele friozinho ou chuva na época do seu casamento, que tal distribuir pashminas ou outras mantas quentinhas para que os convidados se protejam das baixas temperaturas? Ou, ainda, que tal espalhar estações de aquecimento pelo local? Providencie guarda chuvas. São fundamentais.

FOTO 6

Foto: Google

TERCEIRA QUESTÃO, que não deve passar batida, é em relação aos mosquitinhos queridos. Em tempos de Zica e Chikungunya, disponibilizar repelentes pros convidados se defenderem é um carinho sem igual.

FOTO 7

Fotos: retiradas do site de Menta e Pêssego

Quarta e quinta questões: Tem banheiro disponível nos arredores? Se não tiver, uma opção é contratar banheiros químicos. Além daqueles tradicionais que vemos em ruas ou shows, algumas empresas oferecem uma opção chique dessas cabines. Fica incrível.

gerador, tem?! Se não tiver, alugue. Cerimônia sem energia é cerimônia no escuro, sem luz, sem música…Quer dizer, pode até ter o coro dos seus convidados cantando pra vocês. Apesar de fofo, você não vai querer isso, vai?! =P

FOTO 8

Foto em Casa Mentos: Raoní Aguiar

Mas gostoso mesmo é, depois de realizar a cerimônia dos seus sonhos, poder oferecer aos convidados um espaço coberto, climatizado e confortável pra curtirem a recepção até altas horas. 

Aqui na Casa Mentos temos tudo isso: espaço pra realizar a cerimônia ao ar livre, banheiro disponível durante a celebração, gerador full time e um espaço divino para seu casamento ser um sucesso.  =)