Qual a quantidade de bebidas ideal para servir no casamento? – Casa MentosCasa Mentos

Qual a quantidade de bebidas ideal para servir no casamento?

30.08.2016

Organizar uma festa não é uma tarefa fácil de fazer, né? Mas se tem uma coisa que pode dar verdadeiros nós na cabeça é a tal quantidade de bebidas necessária para servir no casamento. Acredite, do whisky a água, tem muita coisa que você vai precisar definir para não exagerar, nem deixar faltar!

No post de hoje nós vamos dar aquele help que você já está acostumada a ver por aqui no blog da Casa Mentos. Passo a passo, vamos te guiar por esse caminho delicioso que é preparar uma festa e ver todo mundo satisfeito com o serviço prestado.


Pontos para você levar em consideração na hora de definir a quantidade de bebidas para servir no casamento:

– Tempo da festa –

A duração é um dos principais pontos para saber o quanto de bebida deve ser separado para cada convidado. Afinal, todo mundo tende a consumir menos em uma hora de festa do que em cinco, né?!

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Jackson Araújo

– Estação do ano –

A temperatura também deve ganhar o papel de destaque! Não é que as pessoas bebam menos em uma estação do que a outra, mas as bebidas de preferência podem mudar.
No verão, por exemplo, a cerveja é a principal pedida. Já os vinhos e destilados ganham nas temperaturas mais baixas.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Jackson Araújo

– O tipo de festa –

Festas mais animadas, com DJ ou banda, é um convite para dançar. E todo esse movimento acaba fazendo com que as pessoas consumam mais bebida, seja para se hidratar ou pela descontração do momento. Muito diferente, por exemplo, de um jantar ou um evento mais formal.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Agora Dela Casamento

– Outros detalhes –

Se sua festa também for contar com um bar apenas para drinks, sejam eles coquetéis alcóolicos ou não, isso também irá influenciar na compra das demais bebidas. Afinal, muitos convidados irão se divertir com as misturas feitas pelo barman e esquecer as bebidas mais tradicionais.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

…e, claro…

– Os convidados –

O perfil da sua lista de convidados será o principal e talvez o mais importante norte para a compra de bebidas. Para isso, se faça essas perguntas: em seu grupo de amigos e familiares, todos consomem bebidas alcóolicas? Quantas crianças estarão presentes? A quantidade de mulheres é superior a quantidade de homens?

Se fazer essas perguntas é importantíssimo para definir as quantidades e tipos de bebida. Por exemplo, é quase certo que homens bebam mais que mulheres (mas isso vem mudando, viu pessoal?!). E também é quase certo que suas amigas bebam mais que sua tia de 70 anos (o que também não é regra não, einh!! Rs!!). E é totalmente certo que crianças bebam água, suco e refrigerante! 😉

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Thrall Photography


 

Mas e o cálculo, como faço?

 

Vale sempre lembrar que os itens acima podem fazer toda diferença na hora de calcular a quantidade de bebidas para sua festa. O que vamos colocar aqui é apenas uma estimativa/média para uma festa de 05 horas. A lista com certeza irá ajudar a calcular tudo certinho.

Em caso de incerteza, o ideal é fazer uma compra consignada. Isso significa: só pagar pelo o que consumir. É como uma margem de segurança: se os convidados beberem mais do que o esperado, ainda teremos um bom limite de serviço.

Muitas empresas costumam proceder dessa forma, fornecendo – em alguns casos – 30% do total da sua compra de forma consignada (Por exemplo: das 100 garrafas de espumante que você comprou, você paga pelas 70 e faz a consignação das outras 30).


Informação importante sobre bebidas consignadas: Para que você consiga devolver essas bebidas, sem prejuízo algum à ambas as partes (cliente e fornecedor), as garrafas a serem devolvidas não poderão ser resfriadas, tampouco violadas. Ou seja, o buffet precisará ser avisado sobre a consignação, de forma a planejar e controlar as bebidas, gelando-as de acordo com a demanda.

Desperdício nunca é bem visto, mas nesse caso, é sempre melhor sobrar. Afinal, as bebidas poderão ser consumidas em outras oportunidades. 😉


Dito isto, vamos aos números:

Whisky: 1 garrafa para cada 10 convidados;

Vodka: 1 garrafa para cada 3 convidados;

Espumante – se a festa não contar com outras bebidas: 1 garrafa para cada 2 convidados;

Espumante – se a festa contar com outras bebidas: 1 garrafa para cada 3 convidados;

// IMPORTANTE: Tem um post completinho falando sobre os tipos de espumante, bem nesse link.

Vinho tinto: 1 garrafa para 3 convidados(mas lembre da temperatura!);

Cerveja: Se houver somente essa bebida no evento, podemos calcular 600 mL por convidado (no verão e em local aberto, pode haver uma margem de segurança); Caso haja outras opções (como espumante, whisky e bar de drinks), o cálculo pode ser 600 mL para cada 3 convidados.

Água: 500ml por convidado, mas vale ter mais quantidade nas épocas mais quentes;

Refrigerante: 500ml por convidado;

Suco: 600ml de suco por convidado.


Aqui na Casa Mentos você conta com uma equipe superatenciosa que terá todo o prazer do mundo em entender o perfil da sua festa e dos seus convidados para que, juntos, possamos fazer a melhor comemoração da sua vida! E o melhor: você não se preocupa com quantidade. Nosso estoque comporta os convidados mais animados, alcoólicamente falando. =P

Além do nosso espaço, aqui na Casa Mentos você conta com serviço de buffet completo, decoração personalizada, assessoria e  cerimonial, salão climatizado e muito mais! Estamos aqui na Taquara, em Jacarepaguá (no Rio de Janeiro, einh?!). Agende já sua visita!