Aahh os 15 anos….

Festa de 15 anos

Foto: Leonardo Bentevengue

A festa de 15 anos não é um momento mágico e todo especial apenas para você, debutante. Essa data é um super esperada, principalmente, para os pais, tios, padrinhos e, claro, para os avós (principalmente se você foi a primeira neta, né?!).

Por isso é mais do que lindo agradecer essas pessoas que fizeram parte do seu crescimento desde pequenininha e que ensinaram (e ainda vão te ensinar) muito sobre a vida. Que tal surpreender e emocionar todo mundo com uma homenagem?

Já falamos aqui sobre como organizar um cerimonial de 15 anos. Nesse mesmo texto, falamos que “Todo e qualquer formato de cerimonial de festa de 15  anos é válido, desde que ele faça parte do seu sonho“.

Então, se vai rolar homenagem pros familiares e amigos, maravilha! Cuidado com alguns detalhes, também citados no post sobre cerimonial. 😉


O que posso falar em uma homenagem de 15 anos?

Você pode fazer um discurso (ou contratar um mestre de cerimonial, para uma leitura mais limpa e pausada) na hora da sua festa de 15 anos para todas as pessoas importantes na sua vida. Pare a música por um instante, pegue o microfone e segure a emoção para ler sua mensagem. Se quiser fazer algo mais pessoal, uma ideia é distribuir cartõeszinhos personalizados para cada um deles. Um charme e muito bonitinho!

Na hora da homenagem, fale da importância deles em sua vida, como eles colaboram em seu crescimento, os bons exemplos que deram, as palavras de incentivo que sempre te disseram. Diga o quanto eles significam para você e o que você espera daqui para frente com eles.

cerimonial festa de 15 anos

Foto: Robson Freire


O que posso dar de presente para homenagear, na minha festa de 15 anos?

Se você está pensando em homenagear as pessoas com pequenos mimos na sua festa de 15 anos, nós vamos dar várias ideias aqui que todo mundo vai amar.

As pessoas mais comuns de serem homenageadas nas festas de debutante são os pais, irmãos, avós, padrinhos, tios e amigos. Mas sua imaginação (e o seu coração) é quem manda aqui. Homenageie as pessoas que são indispensáveis para você! <3 Keep calm, pense direitinho e vamos ver os presentes:

Canecas

Elas agradam todo mundo e a maior vantagem é que tem canecas de todos os preços, formatos e tamanhos.

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Imagens: Google

Porta-retrato

Outro presente que não costuma errar. Se você comprar o porta-retrato e colocar uma foto com a pessoa que está sendo presenteada, então, é certo de arrasar e emocionar!

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Imagens: Google

Kits variados

Kit viagem para seu turista favorito, kit maquiagem para as meninas, kit doces para as formiguinhas. Kits são presentes atenciosos, cheio de mimos e muito criativos!

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Imagens: Google

São modernos, fofos e superatuais. Com certeza seus amigos vão amar e tirar várias fotos com seu presente.

Brigadeiros ou Cupcakes

Adoce a vida de quem você ame com brigadeiros ou cupcakes feitos com todo amor e carinho por você mesma!

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Imagens: Google

Embalagem de memórias

Se é para emocionar, vamos fazer as lágrimas caírem! Em uma sacola despretensiosa, encha com fotos de vários momentos juntos e arrase na mensagem. Serve para todo mundo!

Chinelos personalizados

São confortáveis e todo mundo que está de salto vai te amar depois de tanto dançar na sua festa. Mais um presente que serve para todo mundo e que sempre agrada!

Livros

Escolha um livro pra cada homenageado e escreva uma dedicatória bem bonita e individualizada. Será uma lembrança eterna.

Vales presente

Sejam de abraços ou de beijos, você também pode fazer vales de “jantar juntos”, “ir ao cinema”, “passar um dia passeando”, “uma viagem” etc. Afinal, momentos incríveis são os melhores presentes!

cerimonial de 15 anos

Foto: Leonardo Bentevengue

E aí, o que você achou das nossas dicas? Deixe aqui para a gente o que você está pensando para homenagear as pessoas na sua festa de 15 anos!


CASA MENTOS

casa de festas, de momentos e de amor

Você vai saber do que estamos falando com toda certeza!! Sabe quando você vê uma cena tão fofa e tão, mas TÃO, doce que tudo que você consegue fazer é inclinar a cabeça para o lado e dizer “awwwwwww”?!

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Foto: Pierre Moreira

Todas nós já passamos por isso e, acredite, toda cerimônia de casamento tem, pelo menos, um momento “awwww”.Como nosso bate-papo de hoje é sobre daminhas e pajens, o momento fica para eles, é claro!!

Eles trazem aquela graciosidade imensa para a cerimônia. As mães choram, os noivos se emocionam e todo mundo acaba se curvando para aquela graça usando um mini-vestido ou um mini-terno.


Mas precisamos voltar um pouco a fita e apertar o play – meses antes dessa cena – para fazer a pergunta que não quer calar: quem paga pela roupa das daminhas e dos pajens para a cerimônia de casamento?!

O assunto pode parecer meio delicado, mas não precisa ser!

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Foto: Pierre Moreira

Muita gente acha que os noivos, que fizeram o convite, devem arcar com as despesas (seja a compra ou aluguel) das roupinhas das crianças. A vantagem dessa modalidade é que os noivos podem ter mais liberdade quanto a acessórios ou modelos. Afinal, eles sabem melhor do que ninguém sobre suas próprias expectativas e o quanto podem gastar.

Mas isso está longe de ser obrigatório!

Muita gente também acha que o convite é uma forma de presentear os noivos e que, sendo um presente, os pais irão se responsabilizar na hora de alugar/comprar as roupas e deixar a criança ainda mais fofa na hora da cerimônia.

Mas adivinha?! Isso também está longe de ser obrigatório!

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Foto: Raoní Aguiar

Qual é a resposta, então?!

O ideal é que noivos e responsáveis pelas crianças conversem! Simples assim. Já não existem tantas regras como antigamente, mesmo que algumas tradições se mantenham firmes. O mundo vem mudando e as pessoas também. Melhor solução, então? Conversar.

Pode ser que os noivos façam questão de pagar por tudo e que as roupinhas já estejam no orçamento. Mas pode ser que os pais queiram presentear os noivos dessa forma. Também pode ser que os pais não estejam tão bem financeiramente, mas topem pagar por algo simples ou, que por conta dessa dificuldade de grana, fiquem sem graça de expor a dificuldade em assumir mais essa despesa e se embaralhem mais ainda. Situação apertada, não?!

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Foto: Pierre Moreira

A gente acredita que, se os noivos escolheram certas crianças para fazer parte de um momento tão ímpar em suas vidas é porque tanto os pequenos, quanto suas famílias tem uma representatividade grande na vida do casal. Então, pessoal, façam  valer seus papéis de amigos ou familiares para expor o cenário e chegar na melhor configuração pra todo mundo. 

Quem sabe os custos não são divididos?! As possibilidades são muitas e, por isso, voltamos a bater na tecla: conversem!


Mas, aos noivos, um conselho: tentem ser objetivos e diretos quanto as expectativas e sobre o desejo que se tem em mente. Se vocês procuram um estilo TAL, indique as lojas aos pais. Será mais simples e com menos chances de erros.

Aos pais, outro conselho: crianças são crianças. Elas têm vontade própria e podem não se sentir tão confortáveis em roupas tão diferentes. A ideia é animar as crianças sobre a cerimônia e entusiasmá-las. Assim os preparativos vão ficar mais divertidos!

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Foto: Pierre Moreira

Quem serão suas daminhas e pajens? Sobrinhos, afilhados, os filhos de amigos muito queridos? Conte para a gente!

Não é novidade pra ninguém que uma boa festa se sustenta por 3 pilares:

** EXCELENTE SERVIÇO DE BUFFET
** UMA BELA DECORAÇÃO
** PISTA DE DANÇA AGITADA.

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Foto: Pierre Moreira

E como o assunto de hoje é a pista de dança, é bom frisar que não dá para cogitar uma festa (por mais simples) sem música!

Se a sua opção é contratar um DJ para ser a atração principal, se liga aqui:



A primeira coisa que se deve ter em mente é que o DJ não é uma pessoa com um pen-drive/computador cheio de música. Quer dizer, ele até tem muitas músicas arquivadas, mas o mais importante: ele sabe quando usá-las. E isso faz muuuuita diferença!

– Busque referências –

Uma dica de um bom profissional vale ouro! Não deixe de pedir recomendação para os amigos, buscar informações nas redes sociais e em blogs especializados, por exemplo.

 – Conheça-o pessoalmente –

Conte detalhes de vocês, como se conheceram, o que priorizam no casamento….conversem. Certifique-se de que vocês se identificaram e que ele captou o espírito do evento de vocês.

– Mas não deixe para a última hora –

Uma dica que sempre damos é: “profissionais do dia”, ou seja, aqueles que só fazem um evento por dia e precisam estar presentes no seu casamento/aniversario, devem ser contratados com prioridade.

– Leiam o contrato –

E tirem qualquer dúvidas que surgirem, principalmente quanto à hora extra, deslocamento, alimentação, estrutura necessária…

pista de dança em casamento e 15 anos

Foto: Thrall Photography


Outras dicas na hora de contratar um DJ para sua festa:

Muito possivelmente, o DJ marcará uma reunião para que possam estabelecer expectativas em relação ao que será tocada no dia da sua festa.

Assim como qualquer outro profissional, o DJ precisa ser assessorado, de forma que todos os envolvidos estejam alinhados entre si e com os noivos/aniversariante. Para uma festa inesquecível que faça todo mundo dançar e se divertir muito, você precisará dar mais algumas coordenadas iniciais para o DJ.

– TIPO DE COMEMORAÇÃO –

Será uma festa de 15 anos ou de 80? É uma festa de casamento ou bodas de prata? É uma comemoração do término da faculdade ou o primeiro ano de vida do seu filho?

Essa resposta ajudará na resposta do próximo questionamento:

– CONVIDADOS- 

É muito importante que ele saiba qual é o perfil dos seus convidados para que ele possa fazer uma seleção de músicas que irá agradar a todos (ou, pelo menos, a maioria!), além de evitar possíveis furos ou constrangimentos.

– NÚMERO DE PESSOAS –

É bom para o DJ saber quantas pessoas estão previstas para sua festa. Assim ele poderá selecionar um setlist que agite uma multidão (no caso de muitos convidados) ou que seja agradável para quem quer ouvir música e conversar, ao mesmo tempo (no caso de poucos convidados).

– ESPAÇO- 

O DJ deve ser informado sobre o espaço do salão de festas. Assim ele poderá ter mais noção não apenas sobre a quantidade, mas também sobre as especificações dos equipamentos que deverá levar para que o som se espalhe com facilidade.

O normal é que ele solicite uma VT (visita técnica) para fazer esse reconhecimento do ambiente.

– ILUMINAÇÃO – 

É fundamental ter um projeto de iluminação para a pista de dança. Se queremos uma clima de balada sem igual, música e luz precisam caminhar juntas.

– GOSTO PESSOAL – 

Costumamos dizer que a festa é dos noivos/aniversariante, para os convidados. Dessa forma, seus esforços precisam ser extremos para que seus amigos e familiares se sintam prestigiados e especiais no seu evento.
Mas também não podemos esquecer que a festa é sua e você deve se divertir tanto quanto eles.

Por isso, preocupe-se em sugerir ao DJ um setlist dinâmico e eclético. Certeza que um bom DJ saberá dosar os estilos de forma espetacular.

– ATRAÇÕES EXTRA – 

Haverá alguma outra atração musical? O que eles tocarão? Por quanto tempo? DJ e atração precisam trocar figurinha? Troque os contatos deles e certifique-se de que essa comunicação aconteceu. Lembre-se: alinhamento e troca de informação são fundamentais.

pista de dança em casamento e 15 anos


DICAS DO DJ:

1.  Noivos e aniversariantes: NÃO SAIAM DA PISTA DE DANÇA!
Os convidados querem estar aonde vocês estiverem. E se for na pista de dança, perfeito.

2. Uma dica que costuma dar certo é: peça aos amigos mais próximos que escolham uma música para tocar no dia (e não deixe de garantir que ela condiz com o estilo de repertório escolhido). Na hora que escutarem suas músicas sugeridas, vão se acabar na pista, além de se sentirem mega queridos e homenageados. Isso costuma funcionar para não deixar a pista vazia.

3. Combine com aquele seu amigo dançarino e despachado, de puxar a galera com várias coreografias fáceis de copiar. O pessoal adora essa interação.

4. Surpreenda seus amigos e planeje surpresas na pista de dança (Quer dicar?! Temos várias.).

pista de dança em casamento e 15 anos


P.S.: Aqui na Casa Mentos, como a sua comodidade está garantida e nós já resolvemos grande parte dos serviços para vocês, procedemos da seguinte forma em relação ao DJ:

Enviamos um formulário bem detalhado aos noivos ou aniversariante, de forma que vocês possam incluir ali todas as informações necessárias ao DJ e sempre pedimos que listem, pelo menos, umas 10 ou 20 músicas que não podem faltar. 

Dessa forma, o DJ consegue captar direitinho o estilo de comemoração que vocês estão esperando. 

E claro, nós estaremos ali, sendo os seus olhos e boca, pra comunicarmos – a ele – as alterações ou qualquer necessidade antes ou durante a festa. 😉


pista de dança em casamento e 15 anos

E aí, quais são as músicas que não devem ficar de fora na sua festa? Conta pra gente!

Nossa festa é o nosso momento, por isso queremos que ele seja único, maravilhoso e divertido para todo mundo, concorda?! Música boa tocando, uma comida de comer rezando, bebidas geladas e um ambiente incrível contribuem para a fórmula perfeita no quesito: comemoração inesquecível!

Para deixar tudo ainda mais legal e incrível, (quase) tudo é válido. E quer saber de uma coisa que todo mundo adora e que faz render muitos elogios para sua festa? lembranças! Seja para tirar fotos (e dar aquela postada nas redes sociais), para guardar de recordação ou servir como mimo, esses pequenos presentinhos fazem sucesso!

Hoje nós separamos algumas sugestões para você se inspirar na sua próxima comemoração. Olha só!


– Bebidas personalizadas – 

Um charme e um chamariz de fotos. Personalize uma garrafinha de espumante ou uma garrafa de cerveja artesanal, por exemplo. Posso apostar que não sobrará uma para contar história.

p.s.: certifiquem-se de guardar algumas para vocês.

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Foto: Google


– Lembranças temáticas – 

Quando será sua festa? Use a abuse dos momentos regionais ou mundiais para surpreender seus convidados. Por exemplo: será em Junho? Ôpa, tem festa junina! Brinque com o mote e distribua chapéu de palha ou doces típicos. É Copa do Mundo? Que tal camisas personalizadas que imitem as dos times de futebol? #teambride e #teamgroom

Como estamos na primavera, arquinhos de flores para as meninas (e para mais quem quiser usar) seria uma delicadeza lidinha.

p.s.: Esse (abaixo) foi o casamento da Juliana e do Herbet. Eles tiveram um casamento pra lá de divertido, misturando referências cariocas, baianas e manauenses.
Esses sabonetes vieram lá do Amazonas pra perfumar esse dia tão especial (além disso, teve fitinha do Senhor do Bonfim, teve biscoito Globo, Mate, guaraná do Amazonas, baiana servindo acarajé pros convidados, bem casado com embalagem da praia de Copacabana…Foi incrível!).

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– Chinelos – 

Os chinelos são presentes muito úteis para se distribuir nas festas. Além de um mimo e um descanso para os pés, é o tipo de lembrança que será usada por muito tempo. Afinal, quem não ama um chinelinho?! Personalize e ele ficará ainda mais charmoso!

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Foto: Raoní Aguiar


– Embalagens especiais com comidinhas – 

Ideal para distribuir no final da festa, quando todo mundo já dançou horrores e já bebeu bastante.

Uma excelente ideia é montar um kit com: mini latinha de refri, mini batatinha frita, um chocolatinho e balinhas. Peça à equipe de vallet ou cerimonial para distribuir esses mimos nos carros dos convidados com uma tag de agradecimento pela presença e voilá: teremos convidados rindo a toa com essa surpresa e tanto.

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Foto: google


– Plaquinhas – 

As plaquinhas são divertidas e todo mundo gosta de tirar foto com elas. As mensagens de casamento, por exemplo, podem ser fofas, como “eu amo o casal”, mas podem ser descontraídas, como “ih, agora já era!”. O céu é o limite e aqui a criatividade tem que fluir!

plaquinhas para casamento

Foto: Raoní Aguiar


– Totem de fotos – 

Ou serviços similares. A ideia é que os convidados tirem fotos durante sua festa e que já saia de lá com elas impressas, com o nome dos noivos ou aniversariante. Se não quiser um totem de fotos, existem empresas que imprimem todas as fotos na hora para quem usa uma determinada #hashtag no Instagram!

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– Kit Ressaca – 

Um kit ressaca. Sim, pois ela é praticamente inevitável depois de uma noite de festa. Você pode ir pelo lado da fofura e colocar água, doces, suco, alguma bebida gasosa ou pode ser atencioso e colocar os famosos remédios para dor de cabeça e enjoo.

Kit ressaca para casamento

Foto: Iso Fotografia


– Outros – 

Quais são as coisas que você gosta ou valoriza? Pense nisso e dê uma lembrancinha que seja a cara de vocês! Pode ser uma garrafinha de mel, um kit de sementes e vasinhos, mini bebidinhas (como mini vodka ou mini whisky).

O bacana é que os convidados reconheçam suas preferências e soltem uma gargalhada com o presente.

Mel:

Lembrança para casamento Mel

Lembrança-para-casamento

Fotos: Agora dela casamentos

Sache escalda pé:

Lembrança-para-casamento

Foto: Raoní Aguiar

Mini Cactus:

platinha

Foto: Cristiano Nigri


Demos várias ideias aqui no post, mas, como falamos, a imaginação tem que rolar solta! E acredite: você vai acabar chegando em algo genial!

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre uma das comemorações mais esperadas pelas meninas e pelas mãezonas também: as tradicionais (e não tão tradicionais) festas de 15 anos!

Antigamente, a celebração era a apresentação da menina à sociedade, uma espécie de cerimônia de passagem para a vida adulta. Apesar de hoje em dia isso soar muito sério, a festa continua sendo um marco na vida das meninas, mas de uma forma muito mais descolada e animada.

Aqui na Casa Mentos, recebemos debutantes com os estilos mais variadas: das mais românticas, passando pelas clássicas, e chegando às baladeiras.
E nesse caso, não tem outra forma: o seu jeitinho, querida debutante, e suas preferências é que ditarão o ritmo da festa.

Se você está em dúvida do que fazer para celebrar a sua festa de 15 anos ou a festa da sua filha, continue lendo que nós vamos falar exatamente sobre isso. Fazer ou não o cerimonial? Com quem dançar? Essas e outras dúvidas você tira abaixo!


– ANTES DE TUDO – 

Antes da recepção acontecer, o ideal é que todas as fotos protocolares sejam feitas. E se houver mais de um roupa, todas devem ser usadas nesse momento.

Se a ideia é tirar fotos com os familiares mais próximos, peça para que eles cheguem antes da recepção iniciar, de forma que não percamos tempo quando a festa começar a bombar.

E não se preocupe: o cerimonial, caso tenha contratado um, organizará tudo e todos pra que isso aconteça de forma rápida, dinâmica e não dolorosa. rs!

cerimonial de 15 anos

Foto: Leonardo Bentevengue


– NA RECEPÇÃO –

Receba seus convidados já no salão. Abrace e cumprimente todos!

Tenho certeza que eles adorarão ser recebidos por você e se deparar com uma festa todinha pensada para o conforto e bem estar deles.

Nesse momento, com certeza o serviço de buffet já deverá estar funcionando e a música, deverá ser calma e não muito alta.

cerimonial de 15 anos

Foto: IsoFotografia


– ABERTURA DE PISTA DE DANÇA –

Hoje em dia, a maioria das debutantes tem optado por fazer a abertura da pista de dança com as amigas/amigos.
Isso implica em: escolher um grupo de amigos e dançar uma coreografia bem ensaiada ao som de alguma música do momento.

Geralmente, esse momento acontece 1 hora depois do início da recepção e serve pra avisar: “galera, a pista está liberada!!! Dj, aumenta o som!!!!

Tem troca de roupa?! Em geral, aniversariante e amigas trocam de roupa para a dança e depois, voltam com suas roupas iniciais.

cerimonial de 15 anos

Foto: Robson Freire


– E O CERIMONIAL? –

Haverá troca de roupa, de cabelo e retoque de maquiagem!? Saiba que isso demora, pelo menos, 40 minutos pra acontecer. Nesse caso, a equipe de cerimonial contratado se encarregará de chamar a debutante 40 minutos antes do início do cerimonial, tudo bem?!

E mais uma vez, esse protocolo depende da aniversariante (e, as vezes, um pouco dos pais).

// Algumas, acham perda de tempo e chato homenagear amigos e familiares. Nesse caso, elas optam apenas por dançar com pai, irmãos, avôs, padrinhos, tios e quem sabe, um príncipe.
// Já outras, acreditam que as homenagens não podem faltar e bolam um texto lindo pra falar de cada um dos escolhidos para receber um abraço nesse momento. Depois, seguem o ritual das danças.
// E tem, ainda, as que querem tudo isso e mais a valsa com 15 casais de amigos, ou apenas 15 amigas.

Todo e qualquer formato de cerimonial é válido, desde que ele faça parte do seu sonho. 

Mas atente para alguns detalhes:

  1. 1. Em caso de homenagem: considere contratar um mestre de cerimônias para fazer uma leitura limpa e dinâmica do cerimonial. 
  2. 2. Contrate um cerimonial. Uma equipe para organizar e maestrar tudo é essencial para que vocês fiquem tranquilas.
  3. 3.  Apesar de ser um sonho, tente minimizar o tempo de cerimonial. Esse momento pode se tornar uma tortura para  os convidados, além de comer um tempão de festa, música e agitação. 
  4. 4.  As amigas irão te homenagear? Mães, conversem com as meninas para que elas escrevam textos curtos e leiam de forma pausada. Caso contrário, caímos no item acima: tempo de cerimonial além do previsto e convidados entediados. 
  5. 5.  Cuidado com a quantidade de troca de roupas: quanto mais modelitos diferentes, mais tempo de festa se perde. 

cerimonial de 15 anos

Foto: IsoFotografia


– UM CERIMONIAL NA PRÁTICA –

Vou contar pra vocês como foi o cerimonial da Maithê, que teve um pouquinho de cada:

// Maithê teve 4 roupas. Nesse caso, antes da recepção começar, ela tirou fotos com cada uma delas. Em seguida, seus familiares foram chegando para também tirarem fotos.

// Feito isso, era hora de receber os convidados.

// Programamos a abertura da pista para as 22h. Nesse caso, Maithê e as amigas trocaram de roupa e fizeram a coreografia de abertura. Mas ensaiado e compassado, impossível.
Em seguida, elas trocaram de roupa novamente e voltaram pra curtir a festa.

// Minutos depois, já era tempo de Maithê se trocar para darmos início ao cerimonial. E esse aconteceu da seguinte forma:

:: Dança com pai;
:: Dança com irmão mais velho
:: Dança com irmão mais novo e mãe
:: Dança com príncipe
:: Início da leitura das homenagens (pais, irmãos, avó, tios de sangue, tios do coração, amigas)
:: As amigas também homenagearam Maithê. Como ela tem 3 grupos de amigas muito próximas, ela recebeu 3 homenagens
:: Leitura de finalização e parabéns
:: Ah! E por fim, nossa última troca de roupa de Maithê: apenas tiramos essa saia de tule e tcharã: tínhamos um macaquinho maravilhoso em evidência.

Ao contrário de muitos cerimonias, Maithê dançou antes das leituras de homenagens e tudo bem se você também quiser um cronograma com esse formato.

Depois disso tudo, ainda tínhamos quase 1h30 de festa pra curtir! Foi espetacular!

cerimonial de 15 anos

Fotos: Pierre Cavalcanti e Leonardo Bentevengue


Agora que você já sabe como organizar a sua festa de 15 anos é só cair na balada! Aumente o som e leve seus convidados para a pista! Como vai ser sua festa de 15 anos? Conte pra gente!

Uma festa precisa ser animada! Seja um aniversário ou um casamento, a pista de dança tem que estar fervendo! E tem mais, hein: os convidados adoram ser surpreendidos. Por isso, invista em uma atração inesquecível. As pessoas vão adorar ter uma experiência diferente na sua festa!

Algumas atrações são mais tradicionais, outras mais inovadoras. Tudo vai depender do seu estilo. A festa é sua! Vamos falar delas aqui pra te ajudar a escolher a que mais combina com você.


– DJ –

Continua sendo a atração mais tradicional.

Investir em um bom DJ faz a diferença na pista de dança, bons DJ’s se preocupam em preparar uma setlist atual e que inclua as preferências musicais de quem está celebrando a festa. Eles também são capazes de sentir o clima da pista e trocar de estilo musical para fazer com que todos continuem dançando a noite toda.

É importante que vocês façam uma listinha das músicas que não podem faltar. Isso cria um norte e ajuda o DJ a bolar um repertório do jeitinho que vocês e seus convidados gostam.

Antes de contratar esse profissional, peça referência aos amigos e guarde os cartões daqueles que conheceram o trabalho e gostaram.

atração para casamento e 15 anos

Foto: Raoní Aguiar


– SHOW AO VIVO-

Nem todo casamento tem, mas um show com banda animada ajuda a aquecer os convidados.

Uma opção que pode agradar muito são as bandas diferentes das com instrumentos tradicionais e que tocam música pop. Dependendo do estilo dos noivos/aniversariante e seus convidados, você pode ter um grupo de pagode, uma dupla sertaneja, uma banda cover…

Lance certeiro na animação da galera!!

banda ao vivo para casamento e 15 anos

Foto: Robson Freire


– MC – 

Para os que gostam do funk, sem dúvidas, os MC’s são uma excelente pedida pois não deixam ninguém parado.

Em geral, quando trata-se de uma festa de 15 anos, eles cantam os hits do momento e a garotada vai à loucura.

Quanto temos noivos, ainda que super jovens, ou mais maduros, o que faz sucesso mesmo são os melodys dos anos 80/90. Não há quem resista à esse gostinho de recordação.
Faz muito sucesso. Invista!

mc andinho malha funk para casamento e 15 anos

Foto: Robson Freire


– ELETRO + ISTRUMENTO MUSICAL –

Uma opção original também é algo no estilo de um grupo chamado Eletro Beat Orchestra ou o Simply Three, que misturam efeitos de iluminação, coreografias modernas, instrumentos de orquestra, projeções de vídeo e batida eletrônica. Essas bandas são verdadeiros espetáculos musicais.

Além de moderno e envolvente, esta combinação está ganhando cada vez mais espaço no cenário dos casamentos.
Formatos mais compactos dessas apresentações podem ser idealizados misturando um DJ de eletrônico especializado com algum (ou alguns) instrumentos mais tradicionais, como violino e sax, por exemplo.
Essas apresentações, inicialmente, deixam os convidados impressionados com a ousadia e boquiabertos com essa junção extraordinária. Em seguida, convidados e músicos interagem e brincam juntos até cansarem.

Os artistas desta categoria garantem uma experiência épica e insana em suas performances ao vivo.

apresentação sax, violino e música eletrônica

Foto: Trall Photography


– DANÇARINOS –

Em festas de 15 anos e casamentos são muito comuns animadores dançarinos para fazerem os convidados dançarem bastante seguindo passos coreografados.

É animação garantida!

Grupo para animar festa de 15 anos Hiperativos

Foto: Hiperatovps


– BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA –

Muito tradicionais e animam a festa naturalmente!

Dão cor e uma vibração diferente pra festa, é um show a parte. O ritmo de carnaval é uma ótima opção para o fim da festa, quando os convidados podem dar aquele último gás pra brincar carnaval na pista.

bateria de escola de samba para casamento


 

– ATRAÇÕES CIRCENSES –

Dão personalidade à festa e trazem um clima de mistério e alegria pra festa. Os convidados com certeza vão ficar surpresos com shows acrobáticos, apresentações em tecidos aéreos, trapézio, malabares e por ai vai.

E o bom é que durante esses shows, nenhum convidado precisa parar para assistir o espetáculo. Como eles acontecem junto com toda e qualquer outra apresentação.


Sua imaginação é o limite! Conte pra gente: qual dessas atrações você vai querer na sua festa?

Organizar uma festa não é uma tarefa fácil de fazer, né? Mas se tem uma coisa que pode dar verdadeiros nós na cabeça é a tal quantidade de bebidas necessária para servir no casamento. Acredite, do whisky a água, tem muita coisa que você vai precisar definir para não exagerar, nem deixar faltar!

No post de hoje nós vamos dar aquele help que você já está acostumada a ver por aqui no blog da Casa Mentos. Passo a passo, vamos te guiar por esse caminho delicioso que é preparar uma festa e ver todo mundo satisfeito com o serviço prestado.


Pontos para você levar em consideração na hora de definir a quantidade de bebidas para servir no casamento:

– Tempo da festa –

A duração é um dos principais pontos para saber o quanto de bebida deve ser separado para cada convidado. Afinal, todo mundo tende a consumir menos em uma hora de festa do que em cinco, né?!

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Jackson Araújo

– Estação do ano –

A temperatura também deve ganhar o papel de destaque! Não é que as pessoas bebam menos em uma estação do que a outra, mas as bebidas de preferência podem mudar.
No verão, por exemplo, a cerveja é a principal pedida. Já os vinhos e destilados ganham nas temperaturas mais baixas.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Jackson Araújo

– O tipo de festa –

Festas mais animadas, com DJ ou banda, é um convite para dançar. E todo esse movimento acaba fazendo com que as pessoas consumam mais bebida, seja para se hidratar ou pela descontração do momento. Muito diferente, por exemplo, de um jantar ou um evento mais formal.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Agora Dela Casamento

– Outros detalhes –

Se sua festa também for contar com um bar apenas para drinks, sejam eles coquetéis alcóolicos ou não, isso também irá influenciar na compra das demais bebidas. Afinal, muitos convidados irão se divertir com as misturas feitas pelo barman e esquecer as bebidas mais tradicionais.

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

…e, claro…

– Os convidados –

O perfil da sua lista de convidados será o principal e talvez o mais importante norte para a compra de bebidas. Para isso, se faça essas perguntas: em seu grupo de amigos e familiares, todos consomem bebidas alcóolicas? Quantas crianças estarão presentes? A quantidade de mulheres é superior a quantidade de homens?

Se fazer essas perguntas é importantíssimo para definir as quantidades e tipos de bebida. Por exemplo, é quase certo que homens bebam mais que mulheres (mas isso vem mudando, viu pessoal?!). E também é quase certo que suas amigas bebam mais que sua tia de 70 anos (o que também não é regra não, einh!! Rs!!). E é totalmente certo que crianças bebam água, suco e refrigerante! 😉

Cálculo-de-bebidas-para-casamento

Foto: Thrall Photography


 

Mas e o cálculo, como faço?

 

Vale sempre lembrar que os itens acima podem fazer toda diferença na hora de calcular a quantidade de bebidas para sua festa. O que vamos colocar aqui é apenas uma estimativa/média para uma festa de 05 horas. A lista com certeza irá ajudar a calcular tudo certinho.

Em caso de incerteza, o ideal é fazer uma compra consignada. Isso significa: só pagar pelo o que consumir. É como uma margem de segurança: se os convidados beberem mais do que o esperado, ainda teremos um bom limite de serviço.

Muitas empresas costumam proceder dessa forma, fornecendo – em alguns casos – 30% do total da sua compra de forma consignada (Por exemplo: das 100 garrafas de espumante que você comprou, você paga pelas 70 e faz a consignação das outras 30).


Informação importante sobre bebidas consignadas: Para que você consiga devolver essas bebidas, sem prejuízo algum à ambas as partes (cliente e fornecedor), as garrafas a serem devolvidas não poderão ser resfriadas, tampouco violadas. Ou seja, o buffet precisará ser avisado sobre a consignação, de forma a planejar e controlar as bebidas, gelando-as de acordo com a demanda.

Desperdício nunca é bem visto, mas nesse caso, é sempre melhor sobrar. Afinal, as bebidas poderão ser consumidas em outras oportunidades. 😉


Dito isto, vamos aos números:

Whisky: 1 garrafa para cada 10 convidados;

Vodka: 1 garrafa para cada 3 convidados;

Espumante – se a festa não contar com outras bebidas: 1 garrafa para cada 2 convidados;

Espumante – se a festa contar com outras bebidas: 1 garrafa para cada 3 convidados;

// IMPORTANTE: Tem um post completinho falando sobre os tipos de espumante, bem nesse link.

Vinho tinto: 1 garrafa para 3 convidados(mas lembre da temperatura!);

Cerveja: Se houver somente essa bebida no evento, podemos calcular 600 mL por convidado (no verão e em local aberto, pode haver uma margem de segurança); Caso haja outras opções (como espumante, whisky e bar de drinks), o cálculo pode ser 600 mL para cada 3 convidados.

Água: 500ml por convidado, mas vale ter mais quantidade nas épocas mais quentes;

Refrigerante: 500ml por convidado;

Suco: 600ml de suco por convidado.


Aqui na Casa Mentos você conta com uma equipe superatenciosa que terá todo o prazer do mundo em entender o perfil da sua festa e dos seus convidados para que, juntos, possamos fazer a melhor comemoração da sua vida! E o melhor: você não se preocupa com quantidade. Nosso estoque comporta os convidados mais animados, alcoólicamente falando. =P

Além do nosso espaço, aqui na Casa Mentos você conta com serviço de buffet completo, decoração personalizada, assessoria e  cerimonial, salão climatizado e muito mais! Estamos aqui na Taquara, em Jacarepaguá (no Rio de Janeiro, einh?!). Agende já sua visita!

Madrinha e padrinho de casamento não é só ser aquela pessoa com um destaque no altar ao lado dos noivos não. A função vai além de abençoar a união do casal.
Então, antes de aceitar ou pedir (hum… =/) para ser madrinha ou padrinho de uma amiga ou amigo, dá uma olhada nesse manual de etiqueta que a Casa Mentos está dando para vocês. É muita responsa, minha gente!

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Foto: Raoní Aguiar


Pedir para ser madrinha? Nunca!

Tem sempre aquela pessoa que diz quando descobre que a amiga vai casar: “Quero ser madrinha, hein!”. Não há nada mais constrangedor para os noivos. Quem já casou sabe como é difícil escolher quem vai estar no altar com o casal. E não é porque você não foi chamado para apadrinhar que você não é igualmente especial para o noivo ou para a noiva.


Aceitar por educação? Jamais!

A honra de ser madrinha ou padrinho é enorme, mas sabemos também que é uma responsabilidade. Se, por algum motivo – trabalho, viagem, etc -, você acha ou já sabe que não vai poder estar disponível nas datas dos eventos em torno do casamento, pense duas vezes antes de aceitar. E claro, explique o motivo. Não é falta de amor pelos noivos, mas impossibilidade de abraçar esse compromisso tão importante na vida deles!

E se o motivo for falta de grana para o presente ou para montar o look do casamento, esse é um motivo justo, mas delicadeza na hora de se explicar é tudo.

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Foto: Thrall Photography


 

O presente

Se convencionou que os padrinhos sempre capricham no presente de casamento. O melhor a dar é de acordo com as suas possibilidades financeiras. Veja a lista dos noivos e escolha o que cabe no seu orçamento. Afinal, o casal não te escolheu para ganhar bons presentes, mas pelo que você representa para eles!


Seu par no altar

Tem algumas questões relacionadas a isso.

  1. Se seu par no altar não é seu marido ou namorado e você se incomoda, explique que é uma honra o convite, mas decline explicando que ficaria mais confortável em participar da cerimônia e da festa como convidada, ao lado de seu companheiro. Mas sem drama para não parecer que está pedindo para ele ser padrinho também.
  2. Se seu par não é seu companheiro, esforce-se para conhecer a pessoa que vai estar ao seu lado antes do casamento e decida com ele se vão dividir o presente ou se comprarão cada um o seu. É legal mostrar esse interesse entrosamento entre o grupo de padrinhos e madrinhas.

Pontualidade

Madrinha e padrinho não chegam atrasados, mesmo que a noiva demore e você saiba disso!

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Foto: Raoní Aguiar


Mantenha a compostura

Durante o casamento, madrinhas e padrinhos participam de muitas fotos e momentos marcantes. Então vale ter atenção na quantidade de bebida que ingere para não perder a linha na hora errada. Agora, se as fotos foram no estilo first look (não sabe o que é first look? Veja aqui.) e forem feitas antes da cerimônia e da festa, pode ficar mais tranquila em relação a isso. Mas sem pagar mico, hein!


 

Participação

Ainda sobre a grande aparição dos padrinhos em fotos e participação em determinados momentos relevantes, é de extrema importância que vocês estejam disponíveis para os noivos. Se é hora de tirar foto, seja paciente e espere a sua vez. Não suma. Não disperse. Não faça pouco caso. Quanto mais acessível você tiver para aquele momento, mais rápido acabamos com os protocolos e mais rápido todos serão liberados para curtir a festa até o fim.

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Foto: Raoní Aguiar


Modelitos

Se a noiva escolheu cor e modelo de roupa para madrinhas e padrinhos, respeite a escolha dela. Senão, procure a noiva com tempo antes do casamento para informá-la do que você pretende vestir.
E neste último caso, se por acaso houver outra madrinha com mesma cor, tentem resolver esse conflito entre si. Favor não envolver a noiva nisso.

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Foto: Enviada pela noiva

 


Divirta-se

E por fim: Padrinhos, divirtam-se! Estejam ao lado dos noivos dançando, bebendo, comendo. Aproveite cada momento. Faça com que eles, realmente, sintam ter valido a pena todo esse investimento e planejamento. A festa é pra vocês (e demais convidados, claro!).

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Foto: Agora dela casamentos

Seja de casamento, aniversário de 15 anos ou qualquer outra comemoração, o bolo está lá e é um item importante para a festa, uma vez que já virou item de decoração, além, é claro de ser o símbolo da festa.

Já viu festa sem bolo?! Nem a gente.

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Foto: Iso Fotografia

Mas vamos falar a verdade: do que adianta ser bonito se ele não for gostoso, não é mesmo?!
O recheio é uma das partes gostosas – se não a MAIS gostosa – do bolo de casamento ou 15 anos. Mas com tantas opções no mercado, pode ser difícil tomar uma decisão de qual será o escolhido para a sua ocasião especial!
Aliás, essa é uma dúvida recorrente aqui na Casa Mentos: o recheio deve agradar aos noivos, à debutante, aos convidados ou um pouquinho pra cada um?

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Foto: Iso Fotografia

Vamos ver como fazer pra juntar as diversas opções que temos aqui, de forma que seus sabores se complementem!


Aqui na Casa Mentos, oferecemos algumas opções de recheios em que nossos clientes podem escolher até 3 pra compor o bolo delicioso que teremos no dia da festa.
São eles:


– Baba de moça –

É muito leve e saboroso, feito à base de coco. É muito comum em bolos de casamento mais tradicionais e que acontecem durante o dia. Mas deve ser evitado no verão, pois azeda facilmente!

Combina com:

  • Chocolate
  • Doce de coco
  • Doce de leite
  • Chocolate com avelã

– Doce de abacaxi –

O nome já diz do que ele é feito. O que você não sabe é que ele é também um clássico entre os bolos de casamento. Esse também deve ser evitado no verão pelo mesmo motivo que falamos no item anterior.

Combina com:

  • Doce de coco
  • Doce de nozes
  • Doce de leite

– Doce de nozes –

Um super clássico, combina com praticamente tudo, além de ser super sofisticado, saboroso, cheiroso…De longe, é o sabor de recheio de bolo mais pedido em casamento. 

Combina com:

  • Doce de acabaxi
  • Chocolate preto
  • Doce de leite
  • Chocolate com avelã

– Doce de leite com crocante –

Quer uma combinação estilosa e perfeita? Que tal essa mistura perfeita de duas especiarias com gostinho de brasil (já que o crocante é feito com a brasileiríssima castanha de caju)? É diferente, sofisticado e delicioso!

Combina com: 

  • Chocolate preto
  • Chocolate com avelã
  • Doce de abacaxi
  • Doce de ameixa

– Chocolate preto ou chocolate branco –

Sempre um sucesso! O pretinho (ou branquinho) básico das festas. É difícil errar com chocolate, não é? Pode ser na versão ganache (que é imbatível) ou, é possível, ainda, adicionar nozes para tornar o sabor diferente. Sem falar na versão brigadeiro, que quando serve de recheio para bolo, ganha uma versão “gourmet” em que mais ingredientes são adicionados para acentuar ao sabor. Em geral, é o campeão: sabor de recheio de bolo mais pedido em festas de 15 anos.

Combina com:

TUDO!! TUDO GENTE! CHOCOLATE COMBINA COM TUDO! rs!!!


– Doce de damasco –

Uma opção fina e requintada para quem está pensando em fazer um evento elegante. Mesmo quem não gosta de damasco vai ficar louco com essa combinação!

Combina com: 

  • Doce de leite
  • Ganache de chocolate branco
  • Chocolate preto
  • Doce de nozes

– Chocolate com avelã –

Ninguém resiste à essa combinação que, carinhosamente, também chamamos de Nutella. Sem chances de erro.

Combina com: 

  • Chocolate
  • Doce de coco
  • Doce de leite
  • Doce de leite com crocante
  • Doce de nozes

– Doce de coco –

Ou, beijinho, como conhecemos bem.

Combina com: 

  • Chocolate
  • Baba de moça
  • Doce de abacaxi
  • Doce de nozes

– Doce de ameixa –

Recheio super tradicional, que em geral, agrada paladares mais exigente. Costuma vir acompanhado de outros sabores.

Combina com:

  • Doce de leite
  • Doce de leite com crocante
  • Doce de nozes

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Foto: Leal Studio Photoart

Dito isto, vamos providenciar um bolo com esses recheios deliciosos pra já! rs!!