Noivos, pais e padrinhos: o que vestir?

27.10.2016

Não há dúvidas de como a noiva deve se vestir para o grande dia. Diversos modelos de vestidos brancos (ou não) são experimentados até se chegar à decisão final. Mas e o noivo, como deve se vestir para essa ocasião? E mais, como os pais e padrinhos devem se vestir?

Roupas para o noivo

Foto: Leal Studio Photoart

:: Luis e padrinhos de smoking :: 

Você deve estar pensando: “vestir homem é muito mais fácil, só colocar um terno e pronto.”, mas não é bem assim. São várias regras e modelitos para vestir os homens da festa!

Os tipos de trajes se dividem em: terno, smoking, meio fraque, fraque, casaca, summer, túnica, rafinatti e ainda jaquetão rigor, apesar desse último não ser muito comum por aqui. Imagino que você não achou que teriam tantas opções, não é?

O estilo do casamento e a decoração influenciam no estilo de roupa que o noivo, pais e padrinhos devem adotar, uma vez que a festa precisa ser harmoniosa e adotar os mesmos padrões.

Roupas para o noivo Foto: Rafael Porto

:: Yuri de terno nupcial :: 

Pela tradição os padrinhos devem se vestir de acordo com o noivo. Se for um casamento mais despojado e o noivo estiver usando roupas nesse estilo, os padrinhos e pais devem fazer o mesmo. A mesma regra vale para ternos, fraque e etc.

Mas é importante lembrar que os pais e padrinhos devem usar no máximo o mesmo tipo de traje que o noivo, mas nunca devem estar mais elegantes. Por exemplo, o noivo usando fraque ou meio fraque e os padrinhos usando terno. Nunca o contrário. Para que o noivo se destaque sempre.

Roupas para o noivo

Foto: Raoní Aguiar

:: Marcos de terno nucpcial :: Padrinhos de Terno padrão (ou costume) ::  

Outra ideia para diferenciar o noivo dos padrinhos é colocar uma flor na lapela. Geralmente a flor do noivo é um cravo branco ou alguma cor no tom da festa que esteja no buque da noiva.

Também é importante saber o horário do casamento. Festas à noite sempre pedem trajes mais formais do que os de manhã ou final da tarde. As cores claras são mais indicadas para casamentos durante o dia. Já as cores escuras para cerimônias noturnas. Cheque o convite, lá devem ter mais especificações sobre o código de vestimenta.

Agora, se a dúvida é se o traje deve ser comprado ou alugado, a resposta é simples. Se a opção for por terno o melhor é comprar. O outfit vai poder ser usado outras vezes só trocando a camisa e a gravata. Para as outras opções o melhor sempre é alugar, a não ser que seja alguém que costume receber convites para festas de gala que exigem essa vestimenta, constantemente.

Roupas para o noivo

Foto: Rogerio Junior Fotografias

:: Nicolas de Smoking :: 

Uma dica para os noivos é indicar um lugar para que todos os pais e padrinhos possam alugar trajes iguais, mantendo a identidade do casamento. Mas lembre-se, se for seguir com o aluguel verifique as condições gerais do traje, como por exemplo, se há furos, manchas, queimaduras de cigarro, barra mal feita, lapelas danificadas etc.

Além disso, não deixe de ajustar a roupa para o seu tamanho. Essa é outra vantagem de alugar: geralmente a loja faz todos os ajustes necessários para que o resultado fique perfeito.


Mas vamos ao que interessa:

 

Fraque

O Fraque é definido por calças com tecido riscado e um paletó cinza. Mas não é um paletó comum, e sim um que apresenta uma cauda comprida na parte de trás e seu comprimento vai até os joelhos. A camisa deve ser branca e a gravata por ser “plastron” (aquela prata brilhante).

Tá na moda usar fraque? Tá não. Como é um modelo extremamente formal e usado em festas da realeza, não combina em nada com o nosso ambiente mais informal.

Fraquete

Possui o mesmo modelo do fraque. A diferença é que as peças são escuras, diferente do fraque, com seu tom acinzentado.

Meio Fraque

O meio fraque também apresenta as mesmas características do fraque. A grande diferença é que não tem a cauda alongada na parte traseira. Isso torna o traje menos formal e consequentemente, não sendo tão adequado aos noivos.

Assim como fraque e fraquete, não combina com nossos eventos brasileiros e coloquiais.

roupa para noivos


Terno

Isso significa calça, paletó e colete. O modelo Slim Fit, com modelagens mais ajustadas ao corpo são os mais modernos. A gravata pode ser slim ou borboleta, de acordo com o gosto do freguês e com a formalidade do evento.

Se for um casamento de dia e ao ar livre, por exemplo, o terno por ser mais claro e o suspensório aparente está liberado.

Os padrinhos podem acompanhar o noivo no modelo ou, abrir mão do colete, por exemplo. Pra padroniza-los, as gravatas podem tem a mesma cor ou tom.

roupa-para-noivos


Terno nucpcial

É a mesma coisa que o terno. A diferente é que foi pensado para os noivos e, por isso, possui um tecido mais brilhoso, por exemplo. A gravata também entra nessa diferenciação. Dificilmente são encontrados para aluguel e dificilmente o noivo o usurá novamente. Mas além de ser elegante e atual, o noivo também merece esse carinho.

Ah! Pais e padrinhos de terno, ok?!

Smoking

É formado por paletó (com lapela acetinada), calça preta e gravata borboleta. A faixa acetinada e o colete podem ser dispensados, beleza?! São extremamente formais e pedem festas extremamente luxuosas. Se não for o caso, descarte-os.

Pais e padrinhos também podem ir de smoking, também sem faixa e sem colete.

Casaca

Sabe aquela roupa que maestros costumam usar? Tem uma Ela se chama casaca. É curta na frente e tem uma cauda longa atrás. Ah! Também tem dois biquinhos, já que é partida ao meio. Cerimônias de gala – como o Oscar – pedem um traje formal como esse.

Se o lance for o seu casamento, a sugestão é escolher outra opção de traje. Essa não vai combinar.

roupa para noivos

Tudo deve ser combinado com antecedência para que todos tenham tempo de se preparar ($$$) para alugar ou comprar a vestimenta perfeita para a ocasião. Depois é só se divertir!